_______________________________________________________

quinta-feira, 14 de março de 2019

YOGA - A CONEXÃO da CONSCIÊNCIA





“Yoga é exatamente a viagem dos que, intoxicados de divertimento, acordados pelas abençoadas pancadas das vicissitudes, saudosos da ‘Casa do Pai’, já decisivamente convertidos, se tornaram aspirantes ao Eterno.” (Prof. Hermógenes) 







“Yoga é essencialmente ‘conexão’. Cada ser humano tem a sua própria experiência particular e a forma de se sentir conectado com a vida. Técnicas tradicionais de meditação, de oração ou de contemplação podem promover um estado de yoga, mas não necessariamente. Também podemos nos conectar com a vida através das artes ou de atividades outras em que a nossa consciência esteja verdadeiramente concentrada e empenhada no desenvolvimento da experiência envolvida. Sob um ponto de vista cósmico, a conexão com a vida (yoga) se dá além do controle e da condição humana, de forma incidental, seguindo um propósito superior de revelação da luz oculta que sustém e está presente em tudo. Vai tornando-se consciente, aos poucos, quanto mais o homem terrestre aspira a presença de Deus.” (Horácio Netho










“Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se estar atento, pois o Yoga vem e vai.” (Katha Upanishad, VI) 






“O Yoga desprograma os condicionamentos resultantes das ideologias, as tradições ou os valores impostos pela sociedade. Ensina o indivíduo a ser ele mesmo e dá uma liberdade que está além dos preconceitos e formas de comportamento estabelecidas pela sociedade.”  (Pedro Kupfer) 







"Se despirmos o ocultismo dos seus ritos e paramentos, 
o que resta no fundo é o Yoga."  






“Do estudo deve-se passar ao Yoga. Do Yoga deve-se passar ao estudo. Pela perfeição no estudo e no Yoga, a Consciência Suprema se manifesta. O estudo é um dos olhos com que se percebe o Ser. O Yoga é o outro.” (Vishnu Purana, VI:6.2) 







“Os principais meios pelos quais você pode desligar sua mente das distrações do mundo e se fixar na busca de Deus são o yoga e a renúncia. Deve-se livrar do desejo através da renúncia, e Rama (Deus) deve ser afirmado através do yoga (a união de todas as suas capacidades por causa de um objetivo comum). O desejo embota a inteligência, deturpa o discernimento, estimula o apetite dos sentidos e confere uma falsa atração ao mundo material. Quando o desejo desaparece, ou é concentrado em Deus, a inteligência brilha em seu antigo esplendor; e esse esplendor revela o Deus presente interna e externamente. Esta é a autorrealização.”  (Sathya Sai Baba






"Yoga significa ‘jugo’, ‘jungir’, isto é, juntar a alma do homem à Alma Suprema ou Deus. Este nosso ‘eu’ menor, cobre apenas uma pequena consciência e uma vasta quantidade de inconsciência, enquanto sobre esse eu, e quase completamente desconhecido dele, está o plano superconsciente." (Swami Vivekananda






“Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Yoga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Yoga manifesta seu poder.” Shvetashvatara Upanishad (II:12-13) 






“A ciência iogue ensinada por Senhor Krishna – que apresenta métodos práticos para a autêntica experiência interior de Deus em substituição às crenças fugazes – e o espírito do amor crístico e fraternidade pregado por Jesus – única panaceia segura para impedir que o mundo se destrua com suas obstinadas divergências – são a mesma e única verdade universal, ensinada por esses dois Cristos, o do Oriente e o do Ocidente.”   (Paramahansa Yogananda)







“Toda a criação é paz, infinita e eterna. Veja a infinita consciência em tudo e fique em paz. Yoga é a cessação das experiências dos objetos. Fique no estado de Yoga e faça o que você tem que fazer. Fique no estado de Yoga e viva.” (Laghu Yoga Vasishtha, CXXVI:78)









Nenhum comentário:

Postar um comentário