quarta-feira, 26 de setembro de 2018

A AUTORREALIZAÇÃO

“A autorrealização, um dia, será reconhecida como a verdade essencial de todas as religiões do mundo.”
( Paramahansa Yogananda )

“Não há como o ser humano fugir ou esconder-se de si mesmo e da própria vida. Sua consciência é uma extensão inseparável e indivisível da consciência holística de Deus, interdependente dos diversos níveis da criação. Experimenta um caminho de maturação, aperfeiçoamento, autoconhecimento e autorrealização fundido na unidade. Em última instância, somos o todo se autodesenvolvendo [...] Mesmo diante de toda a aspiração e todo o esforço pessoal que um ser possa fazer para atingir a autoiluminação e se autorrealizar, é necessário uma série de conjunturas, de contextos e de maturações. Neste ínterim, aquém deste esforço pessoal, o momento vai confluindo no espaço-tempo naturalmente de forma oculta. Enfim, há a convergência sincrônica para o cosmos [...] Um ser iluminado e autorrealizado tem capacidade de conviver com altos níveis de ignorância dos homens comuns sem se deixar contaminar. Relaciona-se com seres impuros distanciadamente, mantendo a sua consciência o mais elevada possível em direção aos mundos superiores. Encontra-se naquele estado regido por leis que lhes amparam e protegem. Possui um nível de vida interno elevado que, quando necessário, se manifesta externamente. Possui recursos energéticos conscientes para reverter situações desarmônicas e promover curas e paz [...] Mesmo após o encontro monádico, a experiência com o vazio e a autorrealização divina, o ser não descarta a funcionalidade do seu ego e reconhece a importância da sua natureza inferior. Inunda-lhe com a luz superior e o direciona para o usufruto de seu dharma. Transforma o seu ego em um benemérito servidor [...] Um ser autorrealizado está para a vida ilusória assim como que um mergulhador nas profundezas está para o oceano. Ambos permanecem imersos em habitats que não correspondem às suas naturezas, mas se nutrem de uma respiração consciente que sustenta a conexão com as suas realidades originais [...] A vida normal do homem comum é pautada por medos. Um dos seus principais medos ocultos é o de descobrir-se, saber quem o é em profundidade. Enquanto ele permanecer na mesmice de sua rotina diária, sem se confrontar, satisfazendo os seus desejos mais baixos, alimentando o ego com as falsas ilusões em pequenas realizações é aí que a sua consciência vai se estagnar. A essência do seu propósito existencial continuará distante do seu alcance. Muitos seres humanos desperdiçam dezenas de encarnações entretidos com as miragens e as ilusões do mundo de maya. Atrasam as suas iluminações e autorrealizações, não se consagram e ficam presos aos seus próprios sofrimentos sem perceber que os estão alimentando, mantendo-os em uma roda cíclica de encarnações compulsórias [...] O ser autorrealizado não se preocupa com o seu destino humano sobre a Terra, apenas se ocupa com o que lhe achega a cada momentum. Entrega o seu destino em voto sincero à vontade dos céus. Sabe que a Fonte sempre o acompanha e o acolhe, guiando-o para onde e com quem deve estar, em um movimento sincrônico e perfeito interdependente de várias realidades unificadas.” (Do livro “VIA TERRA, caminhos da luz”, Horácio Netho)

“O indivíduo autorrealizado tem total controle da energia sexual. Não tem mais desejos nem paixões. Não necessita de regras de disciplina. Procria quando necessário a título de serviço: prover corpos físicos para almas evoluídas. Nenhum conselho e nenhuma orientação externa é cabível ao indivíduo deste nível.”      (Paul Brunton)

“Acima do estado de santidade e de iluminação, um ser autorrea­lizado representa uma consciência humana cósmica desperta, já livre de Samsara e mestre de si próprio. Este ser difere-se de um santo ou um ilu­minado por se apresentar, voluntariamente, nos planos materiais deste planeta Terra. Um ser autorrealizado tem sua consciência mais elevada polarizada nas vias cósmicas imateriais simbólicas. Tal ser não necessitaria mais estar presente nos planos mais densos deste planeta, porém, op­cionalmente, este ser assume missões com seres imateriais dos Planos Cósmicos para descer aos planos materiais em auxílio à humanidade, já que este ser pode ser uma referência útil como espelho das energias que devem ser refletidas para a evolução desta raça e da própria Uni­dade Celestial. Um ser autorrealizado já transitou com a sua consciência pelos Doze Trabalhos de Hércules, absorveu os aprendizados dispostos pelas energias planetárias e dos arquétipos astrológicos deste sistema solar para a Terra. Tornou-se um Mestre dos elementais básicos (água, terra, fogo e ar) e os consumiu no éter de sua aura cósmica. Incorporou a com­paixão de Buda, percebendo as intenções das manifestações planetárias nas suas respectivas dimensões. Acolheu o Amor Sabedoria do Cristo, energia mister que move este sistema solar. Completou o aprendizado da dualidade que sustenta as árvores da vida e da morte, expostas na Caba­lah. Enfim, tornou-se um com os Mestres Ascensionados que orientam a evolução deste planeta, a partir dos planos imateriais. Atualmente, com o reconhecimento do evento de Federação da Terra à Confederação Intergaláctica, através da Federação de Sírius, al­guns seres autorrealizados estão sendo revelados como Comandantes Estelares.”  (Do livro “VIA CORAÇÃO, caminhos da transformação”, págs 96 e 97, HorácioNetho, Ed. Alfabeto, 2011)