_______________________________________________________

terça-feira, 18 de abril de 2023

SABEDORIA INDÍGENA










“Se achamos que o nosso objetivo aqui, na nossa rápida passagem pela Terra, é acumular riquezas então não temos nada a prender com os índios. Mas se acreditamos que o ideal é o equilíbrio do homem dentro de sua família e dentro de sua comunidade, então os índios têm lições extraordinárias para nos dar.”   (Cláudio Villas Boas)






Código dos Índios Americanos
(Do Livro "O Sucesso está no Equilíbrio")













“Na Tradição Andina que estudo e pratico, vivemos no 'Tempo do Onkoy' um momento de reintegração e de encontro dos Povos das Quatro Direções... um momento de Comunhão, no qual aquele que tem um pouco mais de conhecimento procura compartilhar com aqueles que ainda não o têm preparando-os para a chegada do Quinto Mundo [...] Essa época de transição planetária pela qual passamos é um tempo de uma grande oportunidade da humanidade entrar numa idade de ouro, um milênio de Paz. Uma Era Dourada na qual receberemos transmissões energéticas realizada pelo ‘Povo das Estrelas’ que nos permitirão a entrar naquele Ser que estamos nos convertendo. Assim daremos um salto quântico para sermos um ser humano completamente diferente, que chamamos de Homo Luminus... Os Mestres Xamãs que me iniciaram dizem que estamos entrando num milênio de ouro, no qual nós somos os instrumentos pela Paz, os agentes da transformação. Muitos têm recebido o chamado do Espírito a tempo para fazer a diferença no mundo e em suas vidas.”  (Wagner Frota  – Xamã Jaguar Dourado – www.xamanismo.com)












“Muitos de nós são indígenas, sabe, encarnados nesses corpos de hoje, dessa outra raça. E ninguém mais vê que são indígenas, muitos passaram para o nosso sistema racial. E outros foram para o mundo intraterreno, e estes estão desenvolvendo a consciência indígena lá, são nossos instrutores.”   (Trigueirinho)





Quantas Línguas Indígenas o Brasil tem
e como é escutá-las?
(BBC News Brasil)















“Todos estamos de visita neste momento e lugar. Só estamos de passagem. Viemos observar, aprender, crescer, amar e voltar para casa.”     (Sabedoria Aborígene Australiana)













“Kaxinawa, Yanomami, Guarani, Terena, Kaingang, Krenak... nenhum de nós achamos que estamos acabando... Há 50 anos atrás, as estatísticas do governo davam uma população de 150 mil pessoas para todos os índios do país (Brasil). Hoje, nós somos uma população de 350 mil pessoas em todo o território nacional, distribuídas em mais de duzentas culturas de povos diferentes, somando essa população.”    (Ailton Krenak)








Ailton Krenak
(Povos das Florestas)






“Queremos que a floresta permaneça silenciosa, que o céu continue claro, que a escuridão da noite caia realmente e que se possam ver as estrelas. As terras dos brancos estão contaminadas, estão cobertas de uma fumaça-epidemia ‘xawara’ que se estendeu muito alto no peito do céu. Essa fumaça se dirige para nós, mas ainda não chega lá, pois o espírito celeste Hutukarari a repele ainda, sem descanso. Acima de nossa floresta o céu ainda é claro, pois não faz muito tempo que os brancos se aproximaram de nós. Mas bem mais tarde, quando eu estiver morto, talvez essa fumaça aumente a ponto de estender a escuridão sobre a terra e de apagar o sol. Os brancos nunca pensam nessas coisas que os xamãs conhecem.”    (Pajé Davi Yanomami)














“Se você fala com os animais eles falarão com você e vocês conhecerão um ao outro. Se não falar com eles você não os conhecerá, e o que você não conhece você temerá. E aquilo que tememos, destruímos.”   Chefe Dan George   (Índio dos EUA)







Somos Todos Índios
(Nave de Prata - Clip Musical)








Um dia a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar o homem branco a reverência pela sagrada Terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris, para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.” (Profecia decretada há mais de 200 anos pela indígena Olhos de Fogo, nação Cree, dos EUA)









“A preparação para a cura requer um período especial de jejum, oração, renúncia, agradecimentos, sacrifício, exercícios devocionais. O propósito é vencer as paixões da carne e fortalecer o espírito. A abstinência e o rigor físico limpam o corpo e a concentração mental purifica a mente, alinhando assim a matéria e o espírito. Desta forma a mente individual pode entrar em contato com o poder de cura do Grande Espírito.”    Wooden Leg   (Xamã Cheyenne)















“Eu sou o eterno agora da criação, eu sou o espaço através do qual viaja o tempo. Através de mim você experimenta os dons da reflexão, esperança, sabedoria e assim você poderá conhecer a si mesmo. Conhecer-se como criador e criatura, menor que um grão de poeira e tão grande quanto o Deus que você louva.”   (Chefe Archie Fire Lame Deer)












Kaká Werá
(Txucarramãe)



“Muitos dos estudiosos da 'Senda da  Fraternidade Cósmica', às vezes, podem sentir algum tipo de dificuldade para associarem as experiências das Culturas Indígenas com as realidades que interligam os propósitos da Fraternidade Branca e da  Confederação Intergaláctica. Vamos, então, oferecer conteúdos que podem ajudar a desfazer esta possível dificuldade. Como brasileiros que somos, precisamos ter consciência da grande influência, muitas vezes despercebida, que os índios exerceram e ainda exercem sobre as nossas vidas nesta nação. Lembremos, por exemplo, que o Brasil como país geográfico e como 'nação espiritual' existe há bem pouco tempo na órbita deste nosso belo planeta Terra. E que, antes de termos nossos limites geográficos demarcados e receber o nome da nossa pátria, eram as Culturas Indígenas que vivenciavam predominantemente as suas experiências por estas terras. Não por acaso, várias palavras oriundas de idiomas indígenas foram assimiladas pela atual cultura lingüística do Brasil. Saibamos que, hoje, no Brasil temos mais de 100 linguagens diferentes (idiomas, dialetos, etc.) decorrentes ainda da grande diversidade das Culturas Indígenas atuais. As sabedorias dos grandes Xamãs e Pajés da Cultura Indígena nos deixaram grandes ensinamentos, principalmente, no que diz respeito à interligação dos diferentes Espíritos da Natureza com nossas vidas, denominada no Budismo como 'Rede de Interdependência'. Ainda hoje, o simbolismo dos espíritos animais encontra amparo e segurança, principalmente, no acervo de herança da Cultura indígena. Há também aqueles indígenas que nos deixaram profecias e que nos ajudaram a ver as verdades atemporais desta Terra. Pois em toda estrutura social que tem caráter evolutivo, há sempre aqueles emissários do 'tempo cósmico' que sinalizam para o caminho atemporal da vida superior. Aprofundando no objetivo deste tema, vou testemunhar uma experiência pessoal recente que interliga toda esta rede da 'Senda da Fraternidade Branca', envolvendo as realidades de Conselhos e Comandos Espirituais com as experiências da Cultura Indígena, aqui na Terra.”  (Do livro “COMANDO ESTRELINHA, Temas Transcendentais”, págs 128 a 130, Horácio Netho, Ed. Alfabeto, 2012)






Espiritualidade Indígena
e a Alma Brasileira - 1

(Sociedade Teosófica)











“Ainda sobre o Comando Ashtar, entre novembro e dezembro de 2010, acompanhei o despertar espiritual ou monádico de uma integran­te deste Comando Estelar. A nave ‘ASHTAKRAN’ foi a unidade do Co­mando Ashtar que alinhou a alma terrena deste ser feminino ao serviço coletivo aos quais se destina este agrupamento cósmico. Para que ocor­ra um despertar monádico, há a necessidade da presença consciente de um Avatar sustentando o evento. Neste caso específico, ‘Yeshtar Ha­wknawara’ foi o Avatar que orientou esta iniciação. ‘Yeshtar Hawkna­wara’ é um Avatar ativo e influente nos Conselhos Indígenas da Terra, tendo vivido experiências em tribos amazônicas, aborígenes e apaches, dentre outras. Não por acaso, este despertar foi emoldurado por uma mágica interligação com os espíritos de alguns animais. Gaviões, co­bras, borboletas, andorinhas, etc... sinalizaram suas presenças e mensa­gens, numa sincronicidade de suprema graça, ofertando um colorido especial ao que testemunhávamos. No equinócio de verão com o eclip­se total da lua, em 21/12/10, esta iniciação foi consumada e aquele ser feminino recebeu o seu 'mantra monádico', seu som de identificação nos reinos dos céus. Também lhe foi revelada a sua co-existência em mais duas Constelações da nossa Via Láctea: Órion e Lira.”  (Do Livro “VIA CORAÇÃO, caminhos da transformação” ,pág 237, Horácio Netho, Ed. Alfabeto, 2011)







Espiritualidade Indígena
e a Alma Brasileira - 2
(Sociedade Teosófica)











"A América Latina tem 826 povos indígenas, com 45 milhões de pessoas que representam 8,3% da população total da região, segundo um relatório apresentado nesta segunda-feira (22\09\14) em Nova York pela CEPAL, que destaca melhorias em saúde, educação e participação política na última década. O novo número de 45 milhões de indígenas até 2010 significa um aumento de 49,3% na primeira década do século XXI, já que em seu relatório anterior de 2007 a Comissão Econômica para a América Latina da ONU havia estimado um número de 30 milhões de pessoas e 624 povos autóctones em 2000 [...] "Trata-se de uma 'recuperação demográfica' de magnitude considerável", indica a CEPAL em seu documento, falando de uma taxa de crescimento médio anual de 4,1%, muito acima do 1,3% registrado para a América Latina (+13,1% para a década) [...] Embora a Bolívia, com 6,2 milhões de indígenas que representam 62,2% de seus habitantes, seja o país da América Latina com a maior porcentagem de população autóctone, o México conta com 17 milhões de cidadãos desta origem (15,1%). Outros países com grande população nativa são Peru (7 milhões, ou seja, 24%), Guatemala (5,9 milhões, 41%), Equador (um milhão, 7%), Colômbia (1,6 milhão, 3,4%), Chile (1,8 milhão, 11%) e Nicarágua (520.000, 8,9%). Segundo a CEPAL, que menciona 826 povos indígenas, "estima-se que além disso outros 200 vivam em isolamento voluntário". O Brasil é o país com a maior quantidade de povos indígenas, ao somar 305 (900.000 pessoas, 0,5% de sua população), seguido por Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39) [...]O relatório mostra "avanços importantes no acesso aos serviços de saúde que se refletiram em melhorias nos indicadores, como o atendimento ao parto e a mortalidade infantil entre os povos indígenas" entre 2000 e 2010 nos nove países com dados disponíveis (Costa Rica, México, Brasil, Venezuela, Equador, Panamá, Guatemala, Peru e Bolívia). Além disso, "17 países dispõem de alguma institucionalidade estatal com o mandato específico de gerir a saúde intercultural". Em educação, a CEPAL observa "aumentos nas taxas de assistência escolar em todos os níveis", com porcentagens de comparecimento "entre 82% e 99% para as crianças de 6 a 11 anos." (Em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2014/09/22/povos-indigenas-crescem-e-ja-sao-83-da-populacao-da-america-latina.htm)














Espiritualidade Indígena
e a Alma Brasileira - 3
(Sociedade Teosófica)











“... estávamos diante de uma informação muito nova, de que nas fileiras da Grande Fraternidade Branca do planeta existiam seres indígenas que dos planos internos ajuda­vam a reger o processo de evolução do planeta [...] esse campo de consciência formado pelos povos indígenas não foi resultado do acaso, mas foi organizado e estruturado pelas grandes consciências que regem a evolução da Terra. A presença dos povos indígenas, dito pela Hierarquia, fazia parte de uma estratégia da Hierarquia para a evolução do planeta [...] Nos disseram que ‘a consciência indígena representa a consciência do coração’, não a consciência da mente, mas a consciência do coração. Nessa percepção do coração, tudo é consciência: as montanhas, os seres minerais, os seres vegetais, os seres do reino animal, tudo é percebido como consciência, como vida. Não é à toa que os indígenas norte-americanos chamavam as florestas como “Reino do povo em pé.” (Extraído da palestra: “O trajeto da consciência indígena – 1ª parte”, Irmão Thomas)






Índios Brasileiros - Marechal Rondon  
Missão e Lição de Vida 
(Marcos Terena - Líder Indígena)



“Tudo na Terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar, cada pessoa uma missão a cumprir. 
Esta é a concepção dos índios sobre a existência.”    
Christine Quintasket  (Índia Salish)











“Estamos todos relacionados por fios invisíveis que nunca se tocam, tecendo a teia da vida. Mas ao vibrar um desses fios, todo o conjunto reverbera, uma vez que estamos interligados.”  (Sabedoria Lakota) 











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário